Pesquisar canções e/ou artistas

03 julho 2015

Maria de todos nós

Com concepção e curadoria de Felipe Taborda, o projeto A imagem do som convidava artistas contemporâneos para traduzir visualmente a obra de alguns compositores. O projeto teve 8 edições e homenageou Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Jobim, o pop-rock, Dorival Caymmi, a MPB e o samba.
Evoco A imagem do som porque as exposições aconteceram no Paço Imperial (RJ), lugar que agora é ocupado pela coletiva Maria de Todos Nós. Diferente daquele projeto, esse mistura acervo pessoal e instalações, entre outros muitos objetos, para homenagear os 50 anos de carreira de Maria Bethânia. Em ambos há esse desejo de interpretação do universo em torno do compositor.
Sim, Maria Bethânia é coautora, compositora parceira dos "autores" das canções que interpreta. Sua particular distribuição das notas voco-musicais dentro das possibilidades oferecidas pelo "autor" da canção, agrega a Bethânia a função de coautoria, de promotora de uma dicção própria que ilumina (dramatiza) aspectos da letra de forma própria, pessoal, autoral.
Quem for a essa ocupação do Paço perceberá os nós que compõem esse manto aurático bordado pela cantora nesses 50 anos. E perceber também como essa memorabilia bethânica reverbera noutros artistas: De Moreno Veloso a Suzana Queiroga, de Demóstenes a Thomaz Azulay, dos Irmãos Campana a José Alcântara, entre outros tantos.
Dos objetos pessoais da artista, destacam-se o camarim (estrutura de ferro e tecido branco que Bethânia usa nas turnês), os entalhes em madeira feitos pela cantora e os "cadernos de trabalho" (preciosidades repletas de poemas, letras, imagens, colagens e rubricas).
Com idealização de Ana Basbaum e direção e expografia de Bia Lessa, esse universo singular feito de religiosidade, elementais, palavra escrita, palavras cantada, cheiros e imagens fica em exposição até 13/09.

Em tempo: todas as edições de A imagem do som foram registradas em livros importantes na biblioteca de quem ama e/ou pesquisa a canção popular no Brasil. Tomara que o mesmo aconteça com Maria de Todos Nós. Bethânia merece e seus fãs e pesquisadores também.

Estão previstos shows gratuitos. Sempre com início às 16h.

SÁBADO 4/7  Jaime Alem
SÁBADO 11/7 - Alexandre Dacosta
SÁBADO 18/7 - Leo Tomassini
SÁBADO 25/7 - Moreno Veloso e Pedro Sá
SÁBADO 1/8 - Kiko Horta
SÁBADO 8/8 - Luana - Banda Afro Cultural Ojuobá Axé
SÁBADO 15/8 - André Mehmari
SÁBADO 22/8 - Egberto Gismonti
DOMINGO 23/8 - Rubinho Jacobina
SÁBADO 29/8 - Jorge Mautner
DOMINGO 30/8 - Gleide Cambria
SÁBADO 12/9 - Julio Diniz

2 comentários:

Evangelina Maffei disse...

Leonardo, gostei do seu belo texto.

Jerônimo Vieira disse...

Que beleza, agora fica a vontade de ver.